Soluções para quem perdeu os dentes e não sabe o que fazer

Com certeza você já ouviu falar em perda dentária ou até mesmo quando, por um acidente, um ou mais dentes de alguém caem.
Close up indoor portrait of happy excited young female celebrating success and promotion at work, looking at camera with broad cheerful smile, holding hands on her face, feeling joy and happiness

Com certeza você já ouviu falar em perda dentária ou até mesmo quando, por um acidente, um ou mais dentes de alguém caem. Pode até ser que você esteja nessa situação e não saiba o que fazer. 

É muito comum acharmos que isso só acontece com pessoas mais velhas, por causa da idade. No entanto, a perda de dentes pode acontecer por diversos motivos. Independente do que causa a perda dentária, sabemos que essa é uma questão muito delicada, que não afeta somente a qualidade de vida, em questões de alimentação ou afins. Mas também pode causar efeitos negativos no emocional e na autoestima.

A perda dentária pode causar problemas de saúde e emocionais. Descubra o que causa perda óssea dentária. | Foto: Unsplash.
A perda dentária pode causar problemas de saúde e emocionais. Descubra o que causa perda óssea dentária. | Foto: Unsplash.

Justamente por isso, nós, da Smile Fix, temos essa missão de ajudar pessoas que precisam de reparação em seus dentes por causa de perda dentária. Apesar de ser clichê falarmos que “trazemos sorrisos de volta”, não podemos deixar de dizer que esse é exatamente nosso objetivo. Entendemos que pessoas que sofreram perdas dentárias podem estar muito abaladas e até mesmo terem perdido esperanças ao procurar tratamentos ou soluções que não se encaixavam com suas necessidades. 

A perda dentária no Brasil é um grave problema, segundo o IBGE, cerca de 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias. Assim, a Smile Fix pode te ajudar a olhar para outras perspectivas no mundo da prótese dentária e como você pode ter sua confiança de volta no seu sorriso!

Como funciona a perda dentária?  

Como qualquer outra parte de nosso corpo, nossos dentes estão suscetíveis a problemas. Por ser uma área muito necessária e importante em nossas vidas, tanto para nossa saúde, quanto para nossa autoestima, devemos estar atentos aos cuidados com nossos dentes. 

A perda dentária pode ser caracterizada pela ausência de um ou mais dentes, afetando desde nossa capacidade de mastigar (o sistema digestivo) e até mesmo a forma que nós nos sentimos bem com nosso próprio sorriso. 

O que pode causar perda óssea dentária?  

Como dissemos nos parágrafos acima, a perda dentária com a consequente redução da crista residual não está relacionada apenas à pessoa de mais idade, apesar de ser mais frequente. Há diversos motivos que podem causa perda dentária, entre eles:

Falta de Higienização

Desde crianças aprendemos sobre a higiene básica com nossos dentes. Desde escovar os dentes depois de toda refeição a passar o fio dental, somos estimulados a possuir esses hábitos de higiene desde a infância. No entanto, seja por preguiça, falta de conhecimento ou acesso a esses produtos de higiene – a falta de cuidado e limpeza com os dentes pode levar a perda dentária. Cáries, acúmulos de sujeira e canais no dente são consequências de uma falta de higiene bucal. 

Uso de substâncias químicas

A alta ingestão de álcool, drogas e até mesmo cigarro podem prejudicar muito nossa saúde bucal. Essas substâncias podem aumentar os ácidos em nossos corpos, tornando os dentes mais sensíveis ao aparecimento de cáries. 

Doenças bucais (Periodontite)

Cerca de 99% da população brasileira sofre com problemas na gengiva. Esse dado está presente até mesmo no Guiness de Recordes Mundiais, como doenças mais comuns no mundo. A Periodontite é uma das principais causas de perda dentária, uma vez que destrói a gengiva e sua estrutura, fazendo com que os dentes não estejam mais fixos.  

Ingestão de grandes quantidades de açúcar

Isso pode ocorrer com muita facilidade com crianças ou pessoas com maus hábitos de alimentação. O excesso de consumo de açúcar não é apenas maléfico por risco de diabetes e demais doenças, mas também por criar um ambiente propício para o surgimento de cáries e prejudicar o esmalte do dente – que está altamente ligado com a proteção de nossa carga dentária e sua sensibilidade. 

Outros motivos

Até agora falamos muito sobre causas de perda dentária que de alguma forma podem ser evitadas. No entanto, há motivos da perda de dentes que não há muito o que ser feito para evitar a perda, por exemplo, tratamentos de doenças com quimioterapia ou até mesmo acidentes. 

Qualquer pessoa pode sofrer perda dentária?  

Como respondemos, toda e qualquer pessoa está passível de ter perda dentária, principalmente quando a causa são os tratamentos de doenças ou até mesmo acidentes. No entanto, quando uma pessoa sabe que tem maus hábitos alimentares e de higiene e ingere substâncias químicas em excesso, ela está muito mais suscetível a este incidente. 

Normalmente relacionamos a perda dentária a pessoas com mais idade porque de fato isso acontece. Pense em um vida de acúmulo de maus hábitos, sejam alimentares ou de higiene; também se em algum momento da vida a pessoa ingeriu substâncias químicas e até mesmo pelo desgaste que o tempo causa nos dentes da pessoa. Por isso, é muito comum vermos pessoas idosas sem seus dentes naturais e usando dentaduras.

O que acontece quando se perde um dente?  

Além das mudanças claras na aparência de alguém, o que causa muita insegurança e baixa autoestima, a alimentação dela muda, afinal, os dentes são peça principal na trituração de alimentos para o sistema digestivo. Assim, caso ocorra a perda de muitos dentes juntos, é possível que a pessoa deixe de comer alimentos difíceis de mastigar, mas muito importantes para sua saúde, como proteínas. 

Em questões de tratamento, se o dente tiver caído há muito tempo, o osso da gengiva pode ser afetado, dificultando o processo de implantes e próteses no futuro. 

O que fazer para evitar a perda de dentes?  

É muito importante que pensemos em como evitar um problema, não apenas solucioná-lo depois. Para evitar a perda dentária, é essencial hábitos de limpeza e higiene completa com os dentes (escovação, fio-dental, enxaguante e limpeza da língua – antes de dormir e depois das refeições, principalmente). 

Além disso, a frequente consulta a profissionais odontológicos é de extrema importância também. O que podemos fazer em nossas vidas não é positivo apenas para evitar a perda dentária de um ou mais dentes, mas para nossas saúdes também: evitar comidas com excesso de açúcar e ingestão de altas quantidades de bebidas alcoólicas e cigarros. 

Quais são as soluções para quem perdeu os dentes?

Há algumas opções para pessoas que tiveram perda dentária, independente de qual tenha sido o motivo. O Smile Fix é justamente uma dessas soluções. Ele ocupa o mesmo lugar da dentadura, mas é menos invasivo. Além disso, também é mais seguro e vantajoso em questões simples, mas muito importantes, como sentir o sabor da comida. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Leia Mais

Nosso produto é feito para você.  Todo o processo de descoberta de um novo sorriso vai ser acompanhado de perto pelo nosso time.

© 2022 SMILEFIX - Todos os direitos reservados

siga o smilefix

Cadastre-se agora!

E receba mais informações