Conheça as informações sobre a prótese fixa e saiba escolher!

Você vai precisar usar ou colocar uma prótese fixa, mas ainda não entende direito como é e como escolher uma?
Descubra os diferentes tipos de prótese fixa e seus benefícios. | Foto: Unsplash.

Você vai precisar usar ou colocar uma prótese fixa, mas ainda não entende direito como é e como escolher uma? Então, fique com a gente e confira as informações necessárias para que você possa escolher a melhor prótese fixa.

Descubra os diferentes tipos de prótese fixa e seus benefícios. | Foto: Unsplash.
Descubra os diferentes tipos de prótese fixa e seus benefícios. | Foto: Unsplash.

O que é uma prótese fixa?   

As próteses fixas são substitutas de um ou mais dentes, que podem ter sido perdidos ou retirados por causa de cáries ou traumatismos, ela é usada para reabilitação porque é a que mais se parece com os dentes naturais. Essas próteses ficam fixas na boca e são conjuntos de coroas dentais, presas sobre dentes ou implantes, feitas de porcelana.

A prótese fixa dentária pode ser feita com vários materiais. Tem a opção de fazer uma prótese de porcelana com metal, com zirconia no lugar do metal, que são mais resistentes e esteticamente melhores. Pode optar por coroas metal-free, que não possuem o metal, logo a aparência da prótese é mais natural. As coroas em porcelana são uma ótima opção para fechar espaços entre os dentes, os diastemas; restaurar dentes escurecidos, manchados ou quebrados; corrigir antigos dentes tortos. Também há a prótese de metal e resina: a estrutura de metal dura bastante, mas a resina sofre desgaste ao alterar a cor ao passar do tempo.

Em termos estéticos, a prótese de resultado mais natural é a de porcelana pura, pois ela é translúcida e a que mais parece com dentes naturais. A prótese fixa é indicada em casos de quando há falta de um dente, mas não pode usar implantes dentários para ancoragem de um novo dente. Esse tipo de prótese não requer cirurgia, então é a opção para quem não quer fazê-la ou quando há restrição clínica para cirurgia. Também pode ser indicada para pessoas que usam dentadura e quer torná-la irremovível.

A maior diferença entre essa prótese e outras está na forma de encaixá-la. Com outras próteses, é necessário fazer uma cirurgia para colocar os pinos de titânio; enquanto a prótese fixa total é uma estrutura única, que é encaixada em alguns implantes, ademais, não é necessário fazer um dente ponte fixa. Em alguns casos, talvez, seja necessário fazer um desgaste no dente natural para encaixar a prótese.

Não é todo mundo que pode fazer o encaixe de uma prótese fixa, depende muito dos resultados da sua documentação ortodôntica, como exames de sangue e tomografia, além de ver se há compatibilidade com sua estrutura bucal.

O tratamento começa com a implantação de seis a oito estruturas que suportam a nova base dental. A etapa de encaixar as peças metálicas é crucial, porque é um momento de adaptação aos ossos da boca. Enquanto a implantação cicatriza, usa-se a prótese removível para fazer as atividades diárias. Depois de alguns meses, a região se estabiliza e o dentista pode encaixar a prótese fixa.

Benefícios da prótese fixa  

Agora que você sabe o que é prótese fixa, conheça alguns benefícios dela:

Mais fácil de garantir a higiene

Ainda mais se compararmos com uma dentadura, que muitos usuários reclamam de fazer a higienização da peça. É necessário ter um cuidado com a prótese, mas é muito mais fácil na hora de fazer a escovação.

Garantir fixação

Quem usa dentadura também reclama da falta de estabilidade e fixação, mas com a inserção da prótese, feita de materiais rígidos e posicionada de maneira fixa na boca, você perde o medo de perder os dentes ou deixar cair.

Facilidade na hora de comer

Como a prótese é fixa, então é mais rígida, não tem o perigo dela se deslocar durante a alimentação, assim você pode comer com mais segurança.

Mais naturalidade

Mencionamos que a prótese fixa confere um ar de mais naturalidade, especialmente as feitas de porcelana sem metal ou com zircônias.

Maior durabilidade

Ela é mais confortável e resistente, os materiais escolhidos são de alta resistência e duram muito tempo. A prótese pode durar até cinco, mas isso depende muito dos hábitos de higiene e cuidados com a saúde bucal. É recomendado fazer um controle anual das próteses para garantir uma boa manutenção.

Mais conforto

Enquanto as dentaduras possuem menos aderência na boca, aumentando a chance de aparecer aftas, machucados e sangramentos, as próteses fixas oferecem mais segurança e estabilidade, garantindo mais conforto.

Facilidade para tratar  

Esse é um ponto positivo da prótese fixa em relação aos implantes, o tratamento desse tipo de prótese leva cerca de seis meses para fazer a cirurgia dos implantes e um mês para finalizar o modelo final.

Um dos melhores pontos sobre a prótese fixa é a alta durabilidade dela. Mas é importante ressaltar que a duração da prótese pode ser diminuída se o usuário não cuidar bem dela. É importante que o paciente tenha cuidados na alimentação, pois como a prótese altera a distância entre os dentes, é mais difícil passar fio dental. 

Evite abrir objetos e tampas com os dentes, morder comidas muito duras, para não correr o risco de fratura-los. A resina não é tão resistente e há o risco dela manchar. Logo, se o paciente fuma ou come muitos alimentos ricos em corante, a prótese fixa pode sofrer alterações na cor e na durabilidade. Se você pratica esportes, também é importante ter um cuidado especial para não correr o risco de quebrá-las.

É importante garantir uma boa higiene, manutenção anual e bons hábitos alimentares. Assim, a prótese dentária fixa pode durar vários anos.

Você já entendeu como funciona a prótese fixa, mas como fazer a manutenção dela depois de terminar o tratamento? A prótese requer alguns cuidados especiais, como usar uma escova interdental, pois o espaço entre os dentes é menor e é mais difícil usar fio-dental.

Faça uma consulta com um dentista em um intervalo de pelo menos seis meses, para ele fazer a limpeza e manutenção da prótese, assim você garante um sorriso perfeito!

Tipos de prótese fixa  

Os tipos de prótese fixa são: 

  • Coroa dentária;
  • Jaqueta dentária;
  • Pivô dentário;
  • Pôntico dentário;
  • Prótese protocolo (dentadura fixa).

Diferenciais da prótese fixa da Smile Fix  

A Fix Grupo quer garantir seu sorriso mais bonito, para dar uma olhada nas próteses fixas, é só conhecer o produto Smile Fix. Dentro desse site, você pode fazer uma consulta com um especialista, solicitar informações sobre pagamento, ler dúvidas frequentes, pesquisar se esse tratamento é o adequado para você e como ele funciona, fazer uma avaliação e ler o blog com mais informações sobre o tema. 

A prótese da Smile Fix é menos agressiva, mais segura e faz apenas quatro furinhos no dente, enquanto outros lugares podem fazer de seis a oito. Se a dentadura incomoda ou se você quer um sorriso mais bonito, não deixe de checar a melhor prótese fixa para você.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Leia Mais

Nosso produto é feito para você.  Todo o processo de descoberta de um novo sorriso vai ser acompanhado de perto pelo nosso time.

© 2022 SMILEFIX - Todos os direitos reservados

siga o smilefix

Cadastre-se agora!

E receba mais informações