Precisa fazer um plano de tratamento odontológico para a perda de dentes e não sabe em qual investir? Saiba quais são as suas opções

Perder o dente enquanto criança é completamente normal e até sinaliza um emocionante rito de passagem.
Plano de tratamento odontológico pdf: saiba qual o melhor tratamento para perda de dentes. | Foto: Freepik.

Perder o dente enquanto criança é completamente normal e até sinaliza um emocionante rito de passagem. No entanto, quando a pessoa atinge a adolescência, a perda de dentes deixa de ser uma ocorrência normal, dado que os dentes adultos são permanentes e projetados para durar a vida toda. Algumas causas da perda de dentes em adultos são inofensivas, já outras requerem tratamento com os cuidados de um dentista para salvar o dente, removê-lo ou substituí-lo por um implante ou uma prótese.

Plano de tratamento odontológico pdf: saiba qual o melhor tratamento para perda de dentes. | Foto: Freepik.
Plano de tratamento odontológico pdf: saiba qual o melhor tratamento para perda de dentes. | Foto: Freepik.

Quais são as principais causas para procurar tratamento? 

Existem alguns fatores que podem desencadear ou incentivar a perda de dentes, os principais são:

Periodontite  

Esta doença é definida pela inflamação e infecção das gengivas e é, geralmente, causada pela falta de higiene dental. Quando a escovação e o uso do fio dental não removem a placa bacteriana, pode ocorrer o desenvolvimento de doenças gengivais. A placa pode aderir aos dentes e endurecer com o tempo, até que apenas um profissional de saúde bucal possa removê-lo. 

A placa endurecida, conhecida como tártaro, faz com que as gengivas se separem dos dentes, criando lacunas que podem infeccionar e, com o tempo, esse processo pode quebrar o osso e o tecido que sustentam os dentes, fazendo com que eles se soltem.

É de extrema importância procurar um profissional para tratar a doença o mais rápido possível, a fim de evitar que a infecção se desloque para tecidos de suporte e desencadeie problemas mais graves.

Gravidez

Níveis elevados de estrogênio e progesterona durante a gravidez podem afetar os ossos e tecidos da boca, dado que a variação desses hormônios pode alterar o periodonto, a coleção de ossos e ligamentos que sustentam os dentes e os mantêm no lugar. Logo, quando o periodonto é afetado, um ou mais dentes podem ficar frouxos e acabar caindo. As alterações hormonais cessam com o fim da gravidez e não são motivo de preocupação. 

No entanto, qualquer pessoa que sinta dor ou dentes soltos durante a gravidez deve consultar um dentista para descartar doenças gengivais e outros problemas de saúde bucal. Por mais que haja dúvida, uma pessoa grávida pode fazer tratamento odontológico e é recomendado que ela visite o dentista regularmente, por conta de uma possível ligação entre doenças gengivais e parto prematuro, e verifique a necessidade de um plano de tratamento odontológico.

Lesões nos dentes  

Os dentes saudáveis ​​são fortes, mas o impacto de uma pancada no rosto ou um acidente de carro, por exemplo, pode danificar a arcada dentária e o tecido ao seu redor, causando em dentes lascados ou até mesmo a perda deles. Qualquer pessoa que suspeite que uma lesão danificou os dentes deve consultar um dentista o mais rápido possível. Lesões esportivas, acidentes e quedas, por exemplo, podem causar danos dentários sérios.

Osteoporose  

A osteoporose é uma doença que causa o enfraquecimento e a porosidade dos ossos e, como resultado, mesmo pequenos solavancos e impactos podem levar a ossos quebrados. Embora a osteoporose comumente afete a coluna, os quadris e os pulsos, ela também pode danificar os ossos da mandíbula que sustentam os dentes. Dessa forma, se os ossos da mandíbula se tornarem menos densos, os dentes podem se soltar e cair.

Além do desgaste natural com o passar do tempo, existem doenças, como a periodontite, que causam a perda óssea dos dentes, que não apenas deixa espaços pouco atraentes, mas também pode dificultar a obtenção de uma restauração estética. É importante ter osso suficiente na boca por razões estéticas e funcionais. Se um acidente ou doença gengival resultar na perda, ou extração dos dentes, o osso e o tecido gengival ao redor dos dentes perdidos cicatrizam a uma altura um pouco mais baixa do que o tecido adjacente, geralmente resultando em um defeito ósseo.

Os dentes parecerão muito mais longos do que os dentes vizinhos, a menos que o defeito possa ser mascarado de alguma forma. Então, é extremamente difícil, às vezes impossível, substituir os dentes ausentes por uma prótese fixa esteticamente agradável e bem ajustada.

Ainda assim, uma série de técnicas estão disponíveis para corrigir a perda óssea ao redor dos dentes, como:

  • Enxerto regenerativo de osso e/ou gengiva: consiste na reconstrução ou regeneração de osso e tecido gengival ao redor e entre os dentes;
  • Adição de prótese fixa de porcelana: incorporação de porcelana para mascarar a lacuna entre a gengiva e a restauração;
  • Aumento da coroa: procedimento cirúrgico que adiciona tecido ósseo enxertado ou sintético e/ou gengiva para restaurar a coroa à sua altura e forma corretas.

Qual é o tratamento e o que pode ser usado para substituir dentes perdidos?  

Ter dentes saudáveis não só ajuda a exibir um sorriso fantástico, mas também a manter uma boa saúde geral. A ausência de um ou vários dentes pode tornar as tarefas comuns, como mastigar e falar, muito mais difíceis. Felizmente, com os avanços odontológicos de hoje, existem várias soluções para a perda de dentes.

No entanto, cada caso requer um tratamento personalizado e diferente. Qual será o seu? Vamos entender cada uma das opções antes de escolher qual é a melhor opção. 

Prótese fixa  

De forma simples, uma ponte fixa preenche a lacuna entre um ou mais dentes ausentes. O processo de implementação de uma prótese fixa geralmente envolve várias idas ao dentista, pois o processo de colocação do implante, customização da prótese e a colocação dela no local dos dentes perdidos leva tempo.

Uma vez que a prótese fixa está no lugar, no entanto, ela parece e funciona como dentes naturais, não requer remoção para limpeza e é normalmente muito mais econômica do que um implante dentário.

Prótese móvel

A prótese móvel costuma ser muito menos invasiva do que uma prótese fixa. Embora uma ponte fixa seja melhor para dentes confiados para a mastigação, uma prótese móvel pode ser uma boa alternativa para dentes frontais perdidos, que normalmente não suportam tanta pressão. 

Por mais que a prótese móvel seja conhecida por ser menos durável ​​do que uma prótese fixa, a prótese móvel também tende a ser muito mais barata.

Dentadura  

Há dois tipos de dentadura, de forma geral. Vejamos: 

Dentadura parcial

A dentadura parcial removível consiste em dentes de substituição para uma pequena seção de dentes perdidos que se parece com dentes de verdade e funciona normalmente. Embora uma dentadura parcial seja ótima para mastigação e apelo estético, ela é muito menos durável do que um implante dentário ou prótese e pode se tornar desconfortável quando usada por um longo período de tempo. No entanto, elas são, normalmente, a opção de substituição de dentes mais barata disponível e são fáceis de reparar se ocorrer algum dano.

Dentadura completa  

Dependendo de quantos dentes você tem atualmente, as dentaduras totais podem ser bastante invasivas e exigir várias idas ao dentista. Ao contrário de uma dentadura parcial, onde apenas uma seção dos dentes perdidos é substituída, a dentadura total removível é usada para substituir a maioria, senão todos os dentes. Além disso, por mais que a dentadura completa possua uma boa estética e seja funcional, ela pode ser desconfortável e não deve ser usada 24 horas por dia.

Prótese da Smile Fix  

A prótese fixa da Smile Fix é um dos melhores serviços oferecidos pela Smile Fix. Diferentemente dos tratamentos tradicionais, a Smile Fix é capaz de transformar um momento desconfortável em algo mais agradável e durável. 

A Smile Fix possui uma prótese com formato personalizado para cada pessoa, é menos agressiva e mais segura, pois é feita com apenas 4 furinhos e não no dente todo. Dessa forma, eles são capazes de proporcionar a você o melhor tratamento, já que ele é personalizado para cada cliente e caso. Tornando, assim, cada passo mais seguro e eficaz.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Leia Mais

Nosso produto é feito para você.  Todo o processo de descoberta de um novo sorriso vai ser acompanhado de perto pelo nosso time.

© 2022 SMILEFIX - Todos os direitos reservados

siga o smilefix

Cadastre-se agora!

E receba mais informações