Cirurgia ortognática: conheça o processo com a Smile Fix

A cirurgia ortognática pode ser a solução para pessoas que sofrem com alterações no crescimento de maxilares.
The happy business Afro-American man standing and smiling against blue background. Profile view.

A cirurgia ortognática pode ser a solução para pessoas que sofrem com alterações no crescimento de maxilares. Essas alterações no crescimento de maxilares trazem problemas que vão muito além da estética: a mordida, a respiração e as articulações das pessoas podem vir a apresentar mau funcionamento. A cirurgia ortognática na mandíbula tem justamente como propósito solucionar esse problema.

A Smile Fix te ajuda a entender sobre cirurgia ortognática: o que ela é, quem deve optar por fazê-la e a forma como ela é feita. Continue a leitura!

A cirurgia ortognática fará com que a mandíbula tenha o tamanho ideal. | Foto: Freepik.

O que é cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é um processo cirúrgico feito nos ossos da mandíbula com o intuito de corrigir o tamanho do maxilar de pessoas que tiveram alguma disfunção no crescimento da mandíbula.

Ao entender o que é a cirurgia ortognática, é importante ter em mente que essa é uma cirurgia que trata tanto a questão estética quanto as questões de saúde.

Os diversos problemas causados por um crescimento disfuncional da mandíbula, como os problemas respiratórios, de mastigação, de mordida e de articulação, podem ser tratados somente com a cirurgia ortognática. 

​Para as crianças, muitas vezes as alterações de crescimento da mandíbula podem ser resolvidas com um aparelho e dispensa a cirurgia. Já em adultos, é bem provável que a cirurgia ortognática tenha que ser feita, uma vez que os ossos já estão todos formados e é bem mais difícil os direcionar ao tamanho ideal.

Nesse sentido, a cirurgia ortognática também traz ao paciente inúmeros benefícios na estética. Algumas pessoas se sentem incomodadas pela aparência da mandíbula de tamanho irregular, nestes casos, a cirurgia ortognática pode vir a ser de grande ajuda na recuperação da autoestima dessas pessoas, fator também muito relevante.

Para quem é indicada cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é indicada para pessoas que apresentam alguma disfunção no crescimento da mandíbula. É essencial ter um acompanhamento de médicos e dentistas desde cedo para que eles consigam detectar alguma irregularidade no crescimento da mandíbula em crianças, já que é possível, por meio de aparelhos ortodônticos, direcionar o crescimento do maxilar e, assim, evitar uma futura cirurgia ortognática. 

Existem dois principais tipos de crescimentos disfuncionais da mandíbula: o micrognatismo ou retrognatismo e o macrognatismo ou prognatismo. O micrognatismo corresponde aos casos em que a mandíbula inferior é menor que a superior, enquanto que o macrognatismo é o oposto, logo, a mandíbula inferior é maior do que a superior.

Nesses casos, a cirurgia ortognática é a principal e mais confiável forma de correção.

Como funciona a cirurgia?

É importante ter em mente que cada paciente é singular, portanto, o processo da cirurgia ortognática é feito pensando no problema da pessoa em questão, para que ele seja resolvido da melhor e mais proveitosa forma possível. 

Entretanto, é possível prever um processo padrão adotado pelos cirurgiões ao realizarem a cirurgia ortognática.

Primeiramente, o cirurgião irá avaliar qual o tipo de cirurgia mais indicada para o caso do paciente. A cirurgia ortognática classe 2 é para quem tem a mandíbula inferior menor que a superior e a cirurgia ortognática classe 3 é para os pacientes que apresentam mandíbula superior menor que a inferior.

Feito isso, é provável que o paciente tenha que fazer um tratamento odontológico com aparelho antes de realizar a cirurgia ortognática, para alinhar os dentes e os ossos da boca. Esse é um passo que também pode ser feito após a cirurgia, contudo, o mais comum é que seja feito antes. Em alguns casos, esse tratamento deve ser feito pré e pós-operatório.

Alguns cirurgiões contam com equipamentos de alta tecnologia e agregam à cirurgia ortognática uma etapa de pré-visualização. Nessa fase, o cirurgião avaliará o resultado final da cirurgia do paciente e analisará os melhores caminhos e métodos a serem seguidos.

E então chega o momento da cirurgia ortognática em si. Nesse momento, as estruturas de titânio personalizadas são as grandes estrelas. O cirurgião irá cortar os ossos da mandíbula e emendar  com as placas de titânio nos casos de mandíbula menor do que deveria, ou irá cerrar as partes excessivas do osso do maxilar e juntar os dois ossos com as estruturas de titânio.

Após a cirurgia ortognática, é momento de pensar na recuperação. Ela dura cerca de um mês e requer descanso, uma dieta pastosa, drenagem linfática no rosto, fisioterapia e compressas frias no local da cirurgia.

É bom estar ciente de que, apesar de poucos, a cirurgia ortognática apresenta alguns riscos assim como todas as outras cirurgias. Um dos riscos mais comuns é a perda de sensibilidade do rosto. Outros riscos estão entre o sangramento pelo nariz e boca e pode acontecer infecção no local.

Outro risco é do paciente não gostar da forma como a cirurgia ortognática ficou esteticamente, ou, ainda pior, a cirurgia não melhore os problemas de respiração, mordida, articulação que o paciente com problemas no crescimento da mandíbula possa ter.

Para evitar tais riscos, é crucial que os pacientes optem por escolherem cirurgiões bons e comprometidos com o resultado da cirurgia. O ideal é que seja feita uma preparação com equipamentos tecnológicos que consigam prever o resultado da cirurgia, para que o paciente não se decepcione. 

É importante pensar no pós-operatório e no resultado da cirurgia ortognática. | Foto: Freepik.

Cirurgia ortognática com a Smile Fix

A Smile Fix é, sem sombra de dúvidas, a empresa comprometida com o resultado eficiente da sua cirurgia ortognática. 

A Smile Fix conta com um time de profissionais engajados com os casos de seus pacientes, que procuram melhor atendê-los e buscam a eficiência da cirurgia ortognática. Além disso, a Smile Fix tem os melhores equipamentos de titânio, que levarão alta qualidade às cirurgias ortognáticas. 

Não deixe de conferir seus produtos e serviços para não somente a cirurgia ortognática, mas também próteses dentárias fixas, práticas e menos invasivas.

A Smile Fix pensa em você e em seu sorriso. Todos os serviços são feitos de forma personalizada para que eles possam alcançar o melhor resultado possível. Será uma experiência segura e confortável que te fará sorrir à toa após qualquer procedimento – seja a cirurgia ortognática ou outro – feito por essa empresa.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Leia Mais

Nosso produto é feito para você.  Todo o processo de descoberta de um novo sorriso vai ser acompanhado de perto pelo nosso time.

© 2022 SMILEFIX - Todos os direitos reservados

siga o smilefix

Cadastre-se agora!

E receba mais informações