Não quer usar dentadura e não sabe quais são as suas opções? Descubra com a Smile Fix!

Há alguns anos, existiam poucas opções de tratamentos odontológicos para uma reabilitação.
Retrato de homem com sorriso perfeito. Fonte: Freepik

Há alguns anos, existiam poucas opções de tratamentos odontológicos para uma reabilitação. Além disso, era uma prática comum remover os dentes quando as pessoas sentiam dor, ou seja, no lugar de tratamentos voltados à necessidade da pessoa, não tinha outra opção senão tirar os dentes. E é aqui que a dentadura entra. 

A dentadura é o tipo de tratamento mais viável para a maioria das pessoas, infelizmente muitas dessas não têm condições para adquirir outro meio de reabilitação dos dentes.

Embora as dentaduras possam ter sido utilizadas desde muitos anos atrás, ainda este tipo de tratamento dentário está em declínio. Em razão principalmente dos avanços da área da saúde e na melhoria dos hábitos alimentares.

Próteses dentárias trazem de volta a autoestima dos pacientes. | Foto: Pexels.
Próteses dentárias trazem de volta a autoestima dos pacientes. | Foto: Pexels.

Pensando nisso, este texto reúne os principais pontos de usar uma dentadura e outras opções para quem deseja fazer o uso de outros tratamentos dentários, como os implantes, confira:

Em quais casos a dentadura é mais indicada?  

A dentadura é recomendada para casos em que houve perda total dos dentes, ela é feita através de moldagens que reproduzem a anatomia da arcada superior (maxilar) e da arcada inferior (mandíbula) do paciente.

O material mais utilizado é a resina, replicando cor, formato e tamanho dos dentes naturais, como também a cor da gengiva e possui diversos tipos de dentes para dentadura.

Depois de pronta, a prótese fica apoiada sobre a mucosa, ou seja, na gengiva. Isso facilita a colocação e a retirada caso seja necessário.

Para que esse tratamento seja eficaz, a saúde bucal precisa estar em dia, é importante que exista uma certa quantidade de osso no local além da qualidade e quantidade da gengiva. Além do mais, caso haja necessidade, é permitido o uso de cola dentadura.

A prótese da Smile Fix pode funcionar para esses casos?  

Sem dúvidas, a prótese da Smile Fiz pode funcionar nesses casos! Saiba que, se você não tem osso suficiente para um implante convencional, se não sente mais o sabor dos alimentos ou até se não consegue sentir segurança com sua prótese móvel, o Smile Fix é para você! 

Os tratamentos da Smile Fix não se restringem, por exemplo, a tipos ósseos. Ou seja, permite que todos os que desejam ter dentes fixos sejam reabilitados. Logo, não importa a sua condição: falta total de dentes ou falta de apenas alguns dentes – a Smile Fix pode ser a sua solução! 

Tipos de prótese  

A maioria das pessoas que possuem problemas relacionados à saúde dentária tem dúvidas sobre qual prótese realizar e qual a diferença entre todas elas. Perder um ou mais dentes pode causar problemas que vão além da aparência.

Isso porque essa falta dificulta o processo de mastigação, trazendo diversos impasses que afetam a qualidade de vida, fora que também é um impacto da autoestima das pessoas.

Atualmente, o implante dentário é a melhor solução para esse problema, conheça os tipos:

Implante Unitário

Ele é indicado para aqueles pacientes que perderam somente um dente, ou alguns dentes não sequenciais, ou seja, dentadura de um dente. Nesse modelo, é instalado um implante na mesma região da ausência e, após o período de cicatrização, é posicionada a coroa ou a prótese protética.

Implante Múltiplo  

Diferente do primeiro implante, este já é indicado para pacientes que perderam três ou mais dentes da sequência, independente da arcada dentária. Ou seja, um do lado do outro. Nesse caso, é analisada pelo cirurgião dentário a necessidade de apenas dois implantes, afinal, este procedimento ajuda a reduzir o custo do tratamento e consegue fazer a restauração de forma eficaz. 

Prótese Protocolo

A prótese protocolo sobre implantes é indicada para casos nos quais a maioria dos dentes estão comprometidos. Nessa técnica, são utilizados entre quatro e seis implantes, eles servirão como base para sustentar uma prótese fixa. Além disso, o resultado fica natural e traz qualidade de vida para o paciente, melhorando a autoestima e a confiança. 

Prótese Overdenture

Essa técnica também é indicada para pessoas que estão com grande déficit dentário. Nesse caso, são utilizados de dois a seis implantes, sendo instalada uma prótese total. Ela é basicamente uma dentadura fixa e pode ser retirada para a realização de uma limpeza. 

Implante Zigomático

Essa técnica é para pacientes que possuem grandes problemas na região óssea da boca. Com essa opção, é possível descartar o enxerto ósseo, isso porque o implante é instalado no osso zigomático, também conhecido como a maçã do rosto. O resultado fica bom e não traz nenhum tipo de incômodo para o paciente.

Para realizar qualquer implante dentário, o paciente precisa ir ao dentista e lá realizar diversos exames para fazer a escolha correta e segura para o seu tratamento.

Prótese Total Imediata

Você já ouviu falar da prótese total imediata? Ela é utilizada quando o paciente tem alguns dentes na boca e eles vão precisar ser extraídos.

Funciona da seguinte maneira: o dentista realiza a remoção de dentes para a dentadura e ela é instalada imediatamente após o procedimento. Esse tipo de prótese é provisório e traz ao paciente a vantagem de poder continuar convivendo normalmente no ambiente familiar e profissional.

Vale lembrar que, depois de um período, é fundamental confeccionar a prótese total definitiva que terá uma nova adaptação ao molde e à gengiva cicatrizada.

Mesmo que as próteses totais não sejam o melhor tratamento odontológico disponível, elas são, na maioria das vezes, a única opção de resgatar a dignidade para uma grande parcela da população.

Benefícios e malefícios de cada tipo de prótese  

Depois de entender cada tipo de prótese dentária, vamos observar alguns benefícios e malefícios desse método. 

Benefícios  

Em matéria de benefícios, costuma ser o tratamento mais fácil em colocação e manutenção. Em pouco tempo, é possível confeccionar uma prótese total. Além do mais, em relação ao preço sobre os outros tratamentos, a dentadura chega a ser a mais acessível.

Uma outra vantagem é que o paciente não precisa passar por procedimentos mais delicados como uma cirurgia, por exemplo, somente em casos em que haja necessidade de fazer a extração de alguns dos dentes.

Malefícios

Uma das desvantagens é que, com o passar do tempo, a dentadura pode acabar soltando, quem nunca presenciou uma situação como esta? O lado bom é que pode ser resolvido com o uso de bons cremes de fixação e cola de dentadura.

Outra coisa que também precisa ser levada em conta é que, quem usa dentadura por um longo período, pode sofrer perda gradual do uso de algumas partes da boca.

Ou seja, esse quadro poderá desestabilizar a prótese, afinal, o osso vai murchando e a prótese poderá ficar solta. Com isso, o paciente perde a mastigação e estabilidade.

Prótese Smile Fix

A prótese Smile Fix é indicada para pacientes que possuem problemas como: falta de ossos bocal, ausência de sabor dos alimentos e insegurança com outras próteses móveis.

O tratamento não interfere no tipo ósseo e possibilita a restauração de todos os dentes fixos, ou seja, uma solução rápida e segura de dentadura. Encontre um especialista e saiba mais!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Leia Mais

Nosso produto é feito para você.  Todo o processo de descoberta de um novo sorriso vai ser acompanhado de perto pelo nosso time.

© 2022 SMILEFIX - Todos os direitos reservados

siga o smilefix

Cadastre-se agora!

E receba mais informações