Qual especialidade odontológica pode cuidar da sua prótese?

As especialidades odontológicas são divisões para áreas específicas do conhecimento, onde profissionais se qualificam para atuar de forma mais especializada.
photo-of-smiling-dentist-standing-with-arms-crossed-with-her-colleague-showing-okay-sign

As especialidades odontológicas são divisões para áreas específicas do conhecimento, onde profissionais se qualificam para atuar de forma mais especializada. Procedimentos de maior complexidade, por exemplo, são feitos por médicos com um nível específico de compreensão e prática, com o objetivo de atingir mais eficácia nos resultados gerais dos pacientes.

Entenda para que sabe cada uma das especialidades odontológicas. | Foto: Freepik.

Implantodontia

No Brasil, cerca de 1 milhão de implantes são instalados por ano e a especialidade médica que realiza tal procedimento é a implantodontia, a partir de profissionais implantodontistas. Esse tipo de cirurgia pode ser feita em implantação de próteses na mandíbula e no maxilar e de materiais de suporte de próteses unitárias, removíveis, parciais ou totais. Após o resultado, os mesmos cuidados que precisaria ter com a original, será necessária com a prótese implantada.

O especialista em implantodontia atua em diversas áreas de competência, como no diagnóstico das condições das estruturas ósseas dos maxilares do paciente e de suporte dos elementos dentários, nas alterações das mucosas bucais, em técnicas cirúrgicas específicas na aplicação e manutenção dos implantes, realização de enxertos ósseos e gengivais, entre outras.

Para que seja feita a instalação do implante, é preciso realizar uma primeira consulta, onde será estabelecido o plano de tratamento do paciente. Depois haverá o retorno com os exames complementares necessários e as moldagens para confecção de guias para que, aí sim, seja feita a instalação do implante, o qual deve ser acompanhado nos retornos do pós-operatórios.

É importante ressaltar que uma prótese pode ser perdida caso o paciente seja negligente com sua saúde bucal ao ignorar as indicações do seu médico. A manutenção do tratamento odontológico é essencial para que haja a prevenção de riscos e eventuais danos, como, por exemplo, fraturas causadas por alimentação imprópria, doença gengival adquirida, entre outras complicações.

Bucomaxilofacial

A cirurgia bucomaxilofacial trata de doenças as quais atingem a cavidade oral e seus anexos, ou seja, traumatismos, traumas e diversas formas de deformidades faciais. Algumas das doenças que podem causar tais complicações são: tumores, cistos nos maxilares ou doenças sistêmicas (Aids, tuberculose, sífilis etc).

Já a maior parte dos casos de deformidades faciais, podem ser sequelas de doenças como o câncer, distúrbios de desenvolvimento ou alterações do desenvolvimento. Exemplos de problemas no desenvolvimento são: o prognatismo, que resulta no aumento dos maxilares, e o micrognatismo, o oposto do anterior, visto que é uma diminuição dos maxilares. No entanto, também há casos em que o resultado vem da combinação das duas.

Esse é um tipo de especialidade odontologia em que a cirurgia é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. As cirurgias menores são realizadas nos ambulatórios ou consultórios, geralmente sob anestesia local, onde são removidos dentes inclusos, cistos, lesões periapicais, implantes dentários, tumores benignos pequenos, cirurgias para adaptações protéticas, entre outras.

Já as cirurgias de grande porte são feitas em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, e demandam mais atenção e cautela. São elas: cirurgias de tumores grandes, cirurgias ortognáticas, fraturas faciais e outras.

Periodontista

O periodontista é o profissional que serve não só para diagnosticar e tratar, mas também para prevenir de problemas bucais e, principalmente, condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes e gengivas. Nesses casos, podem ser atingidos o ligamento periodontal e os ossos alveolares, os quais funcionam como suporte para os dentes.

Nessa perspectiva, a especialidade odontológica de periodontia trata mais especificamente doenças periodontais, como a gengivite e periodontite – mas é importante que antes de iniciar qualquer tratamento odontológico, o paciente passe por uma consulta com um periodontista.

Também existe a área da periodontia estética, onde os profissionais trabalham com procedimentos no tecido gengival e ósseo. A cirurgia de sorriso gengival e de recobrimento radicular são exemplos dessa especialidade odontológica.

Quando se trata da gengivite, geralmente ela surge por conta de uma negligência na higienização bucal do paciente. Além disso, ela tende a aparecer e piorar em pessoas que não têm o hábito de passar fio dental entre os dentes.

A periodontite já é considerada um estágio mais avançado da gengivite que, em casos mais agravados e sem o tratamento necessário, pode resultar na perda do dente.

Craniomaxilofacial

Os casos que exigem especialidades odontológicas como a craniomaxilofacial, necessitam de uma abordagem multidisciplinar, onde profissionais de Otorrinolaringologia, Dentistas, Fonoaudiólogos, Pediatras, Fisioterapeutas, Psicólogos e até mesmo outras especialidades médicas precisam trabalhar em conjunto.

Tal especialidade odontológica faz parte de uma área da medicina onde são realizados tratamentos cirúrgicos de deformidades ou malformações congênitas, traumas faciais, neoplasias na face (tanto benignas, como malignas), no maxilar, mandíbula ou parte interna da boca.

Essa área de atuação é complementar à do Otorrinolaringologista, visto que quando são realizados diagnósticos e tratamentos precoces de problemas respiratórios, isso afeta diretamente na prevenção de alterações no desenvolvimento facial.

A área é bastante abrangente, por isso a quantidade de métodos de tratamentos também são.  Dessa forma, o cuidado é dobrado para que cada caso seja analisado de forma completa e seja escolhida a opção terapêutica adequada, a partir de um planejamento detalhado.

Processo para o produto Smile Fix

Muitas pessoas podem até nem saber que precisam desse produto, estão cansadas da dentadura ou querem fazer algum tipo de prótese fixa, mas não conhecem outras possibilidades. A Smile Fix é um exemplo ideal de clínica que atende seus desejos e objetivos, com o apoio de diversas especialidades odontológicas.

Para adquirir o seu produto Smile Fix, é necessário seguir alguns passos, a fim de que o resultado seja o mais satisfatório possível, são eles: exame, consulta, projeto e colocação. A junção dessas quatro etapas é essencial para que o diagnóstico, o tratamento e os cuidados pós-operatórios sejam feitos corretamente em cada um dos pacientes.

A empresa trabalha com próteses dentárias fixas, as quais são mais fáceis, práticas e menos invasivas quando comparadas aos implantes convencionais do mercado. As próteses para cirurgia ortognática e harmonização facial definitiva também são oferecidas pela Smile Fix, com todas as próteses sendo personalizadas de acordo com a anatomia do cliente.  

O produto acaba por ocupar o mesmo lugar de procedimentos convencionais, mas se destaca pela vantagem de ser menos invasivo e mais seguro. Sendo assim, tenha o apoio das diversas especialidades odontológicas por um baixo custo ou utilizando seu plano de saúde médico e garanta já um procedimento completamente protegido e confortável pela Smile Fix em um ambiente hospitalar!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Leia Mais

Nosso produto é feito para você.  Todo o processo de descoberta de um novo sorriso vai ser acompanhado de perto pelo nosso time.

© 2022 SMILEFIX - Todos os direitos reservados

siga o smilefix

Cadastre-se agora!

E receba mais informações