Perda de dentes: conheça o melhor tratamento

Muitas vezes, nossa autoestima depende dele, o nosso sorriso, que em diversas ocasiões é elogiado e também é a primeira imagem que se vê quando conhecemos alguém.
Asian elderly couple using tablet and drinking coffee in living

Muitas vezes, nossa autoestima depende dele, o nosso sorriso, que em diversas ocasiões é elogiado e também é a primeira imagem que se vê quando conhecemos alguém. Porém, a perda de dentes, sejam eles dentes laterais ou os dentes mais à frente da boca, pode acontecer por vários fatores, seja por motivos x ou y, que iremos te contar, e que, quando não bem tratados, podem acarretar em problemas maiores e mais sérios quando o assunto é saúde bucal.

As causas e consequências dessas perdas podem variar, e depende muito do caso de gravidade do paciente e histórico perante a situação. Dessa forma, diante disso, a Smile Fix preparou esta matéria especial para poder te contar e tirar algumas dúvidas recorrentes sobre esse assunto e o que fazer com a perda dos dentes!

Saiba como evitar a perda dos dentes e conheça as suas causas. | Foto: Freepik.

Causas da perda de dentes

Ainda é um tabu grande a questão da perda de dentes apenas em pessoas idosas, quando na verdade, a perda de dentes não tem idade certa, nem a idade de alguém se encaixa como causa de perda de dentes.

As causas dessa perda de dentes precoce ou não podem variar e vai depender de alguns fatores da vida pessoal e histórico de saúde do paciente. O que também vamos contar nessa parte do nosso conteúdo especial de hoje. Adiante, confira possíveis causas da perda de dentes. 

Uma das causas mais graves e que podem acarretar problemas sérios é a Periodontite, que além de causar um inchaço grande na gengiva e mau hálito, é uma infecção bacteriana séria, que deve ser tratada com calma e com o profissional de odontologia certo, já que quanto mais tempo deixar a bactéria na sua boca, mais grave pode se tornar a situação.

Além do cuidado que devemos ter com bactérias que podem surgir e causar infecções, como o caso da Periodontite, também, como sempre, devemos ressaltar a importância de se manter o hábito de higiene bucal, já que ele é o principal elemento e a base da qualidade dos seus dentes. 

Por isso, é importante ter uma escovação boa, com a escova leve, movimentos circulares e sem força, junto com um enxaguante bucal e fio dental. Esses hábitos podem se tornar seus aliados na hora de se manter uma boa higiene bucal, sempre tendo essa rotina, nas manhãs, depois de um lanche, na hora de dormir, é essencial manter-se uma certa rotina para essas limpezas, uma vez que elas evitam cáries – que são buracos nos dentes, que enfraquecem-nos e fazem-nos cair. Essas cáries se formam por falta de higiene, mas também por uma alta ingestão de açúcar. 

Logo, por isso ter um acesso a um consultório ou contato com algum profissional de odontologia se torna mais relevante, porque quando há algum incômodo nos dentes, é sempre importante se encarregar de levar até uma consulta odontológica, para até mesmo, saber a gravidade do problema, saber se há recuperação e de como evitar que se aconteça novamente. E assim, manter a população ciente dos problemas, para que possamos evitar que ocorra essa perda de dentes. 

Fatores que aumentam os riscos

Por mais que alguns não saibam, há alguns fatores que podem aumentar os fatores de riscos de perda de dentes, e muito deles são desconhecidos, já que nem imaginamos que possa ter a perda de dentes por tais riscos ou tal hábito, e por isso a Smile Fix resolveu listar alguns deles.

Confira a queda de dentes causas abaixo:

  • Fumo;
  • Fator emocional;
  • Substâncias químicas (medicamentos, drogas, álcool);
  • Fatores genéticos; 
  • Fatores Hormonais (gravidez, menopausa, puberdade); 
  • Doenças autoimunes; 
  • Má nutrição, falta de ingestão de vitaminas e cálcio; 
  • Dentes tortos; 
  • Bruxismo; 
  • Doenças bacterianas; 
  • Ingestão exagerada de açúcar;
  • Não ir ao dentista regularmente; 
  • Diabetes; 
  • Baixa imunidade; 
  • Acúmulo de placa bacteriana; 
  • Uso de medicamentos que possam agredir a gengiva; 
  • Determinado tratamento médico, como quimioterapia, radioterapia, entre outros. 

Consequências da perda de dentes

Quando pensamos em perda de dentes a primeira coisa que vem à mente é a dúvida estética de como vai ficar nosso sorriso, mas as consequências dessa perda vão mais além de estética de um sorriso completo e branquinho.

Muitos danos à saúde física podem ocorrer, além de saúde mental, já que estamos falando de uma parte da estética que leva e, muitas vezes, se encarrega da nossa autoestima. 

Além de inúmeras fraturas que podem ocorrer na área da gengiva, como sangramento, abertura de fraturas, que podem causar infecções, é pela boca que nos comunicamos, mastigamos, é o início da nossa digestão. 

Quando falamos de perda de dentes e suas consequências, falamos sobre problemas na nossa fala, problemas digestivos por falta de mastigar um alimento, e pode ir muito além, já que a má mastigação pode acarretar na falta de absorção e nutrientes de um determinado alimento, o que futuramente, pode nos dar problemas nutricionais – a exemplo da anemia. 

Opções de tratamento

Na parte de tratamentos odontológicos que podem ser o ideal para você, vai depender do seu histórico de saúde, o objetivo desse tratamento que você está buscando e também dependerá do tratamento, no qual, seu dentista achar ideal para você e seu caso.

Por isso, ao ir a um dentista e manter esse monitoramento, pode-se, muitas vezes, evitar que essa perda de dentes ocorra e também pode definir com mais agilidade o melhor tratamento, pelo fato do profissional de odontologia já conhecer você e seus antecedentes médicos e complicações. 

Nesses casos, recomendam-se as pontes dentárias, ou próteses, muitas vezes se optam pela fixa, já que seus benefícios e qualidade de vida e bem-estar são muito maiores do que a prótese móvel. No entanto, tudo isso depende do tipo de tratamento que você procura e se está na linha de tratamento ideal para o seu caso. 

As próteses dentárias conseguem substituir os espaços vazios que são deixados pela perda de dentes, e por isso muito são requisitadas nesses casos de perda odontológica. Por isso, converse com seu profissional dentista e descubra a melhor forma de trazer seu sorriso de volta de maneira saudável! Consulte a Smile Fix.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Leia Mais

Nosso produto é feito para você.  Todo o processo de descoberta de um novo sorriso vai ser acompanhado de perto pelo nosso time.

© 2022 SMILEFIX - Todos os direitos reservados

siga o smilefix

Cadastre-se agora!

E receba mais informações