Prótese móvel x prótese fixa

Vale a pena avaliar alguns pontos, vantagens e desvantagens, na hora de escolher o tipo de prótese dentária que você irá usar e investir.
Sad frustrated elderly male with beard pressing hands together asking his female doctor to cure him from respiratory disease during physical examination, talking about symptoms. People, age and health

Vale a pena avaliar alguns pontos, vantagens e desvantagens, na hora de escolher o tipo de prótese dentária que você irá usar e investir. Para uma boa escolha, é sempre bom levar em conta seu histórico de saúde, a existência de alguma doença e até mesmo questões estéticas que possam interferir na hora de escolher entre uma prótese dentária fixa e uma prótese dentária móvel. 

Dessa forma, entendemos que a escolha de uma prótese vai além e depende em grande parte da preferência de cada paciente. Cada caso e cada histórico familiar ou de saúde pede uma solução específica.

Preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender as principais diferenças entre uma prótese dentária móvel e uma prótese dentária fixa e, consequentemente, fazer sua escolha com mais segurança. Confira!

Existem algumas diferenças entre prótese dentária móvel e prótese dentária fixa. | Foto: Freepik.

O que é prótese dentária?

Um tratamento que necessita de prótese odontológica tem seu diferencial e exige do paciente uma escolha rápida e prática.

A prótese dentária significa mais qualidade de vida para quem a utiliza. Essas próteses são procuradas quando existe a necessidade de fazer um implante de dentes, visto que elas são utilizadas para a recuperação de um espaço dentário. 

Assim, quando implantada, a prótese dentária coloca novamente a qualidade de um belo sorriso na vida do paciente, dando a autoestima e confiança necessárias para enfrentar o dia a dia. 

Seus modelos podem variar entre modelos móveis e modelos fixos, ou seja, próteses que podem ser retiradas e próteses que não podem ser retiradas. Essa mobilidade pode ser total ou parcial, depende da situação na qual o paciente se encontra e do plano odontológico do profissional responsável.

Prótese dentária móvel

Se o seu foco é estética e conforto, muitos profissionais de odontologia irão indicar as próteses fixas, que te darão essa segurança. Mas, se você quer algo que seja mais em conta, vale a pena investir em uma prótese móvel.

As famosas dentaduras, ou próteses móveis, trazem a sensação de ter todos os dentes na boca e são muito usadas quando acontece a perda total dos dentes. 

A prótese móvel te dá a garantia e o controle de tirá-la a hora que você quiser, mas pode causar desconforto e problemas de higienização, já que o cuidado terá que ser redobrado. 

Desvantagens da prótese móvel

Por mais que a prótese dentária móvel te dê a sensação de mais controle, é notável o desconforto que se tem ao usá-la, visto que, às vezes, pode acontecer de ela cair ou machucar a gengiva, pois é feita por um molde que pode não estar 100% confortável e/ou encaixado.

Fora que a dificuldade para se adaptar a esse tipo de prótese dentária é muito grande, visto que é um objeto novo em seu corpo, e isso deve resultar em dificuldade de fala e insegurança ao abrir a boca, por conta da possibilidade de deixá-la cair, além da necessidade de higienização constante. 

Ainda tem o fato de que, com o tempo, a prótese se desgasta, ainda mais porque ela fica em constante movimento e o movimento pode causar desgaste por conta da baixa quantidade de colágeno, já que a base da prótese móvel é de acrílico.

Em conjunto com tudo isso que já foi citado tem o fato de que o uso da prótese resulta em uma diminuição notável na força dos músculos da área da boca, o que causa dores e muito desconforto. Então, você precisará visitar constantemente o seu dentista para adaptar sua prótese e resolver possíveis problemas que possam surgir. 

Prótese dentária fixa

Como o próprio nome já entrega, a prótese dentária fixa é uma prótese que permanece em sua boca e se torna parte de você. Logo, como é de se imaginar, ela é mais natural e menos desconfortável, já que antes de colocá-la acontece a preparação de suas gengivas e cuidados menos invasivos.

Esses cuidados já começam com as várias atualizações por ano de novas técnicas e materiais para a implantação da prótese fixa. 

Vantagens da prótese fixa

Uma das atualizações mais recentes relacionadas ao mundo da prótese fixa são as famosas próteses de porcelana fixas. Elas são colocadas com o objetivo de conseguir uma maior durabilidade que não se encontra nas próteses móveis. Além disso, elas também trazem um grande benefício estético. 

As próteses odontológicas de zircônia estão entre as mais resistentes e requisitadas, o que deixa mais conhecida a técnica dentária que é livre do uso de metais. 

As próteses de porcelana não são requisitadas apenas por sua resistência e conforto, mas pela naturalidade que elas dão ao sorriso. Essas próteses oferecem uma naturalidade que faz com que os outros nem percebam que você está usando alguma coisa. 

As próteses dentárias fixas trazem um novo olhar e perspectiva sobre a vida, ao te deixar com um sorriso lindo e novo, pronto para enfrentar o dia a dia.

Então, é por isso que mesmo que seu preço seja mais alto que o da prótese móvel, a prótese fixa ainda é muito requisitada, por conta de sua naturalidade e conforto. Fora que, utilizando uma prótese desse modelo, a gengiva é menos prejudicada e o desconforto dentário é deixado de lado. 

A prótese fixa traz um brilho sem igual para o seu sorriso e a sensação de que aquele sorriso é só seu e de mais ninguém.

Agora, veja ainda outras vantagens que a prótese fixa pode te oferecer e pense nisso na hora de decidir entre a prótese dentária móvel e a prótese dentária fixa:

  • alta expectativa para bons resultados; 
  • gengivas e dentes mais saudáveis; 
  • sem procedimentos cirúrgicos;
  • sem limitações motoras para se comunicar;
  • naturalidade e brilho próprio;
  • praticidade;
  • conforto;
  • durabilidade altamente garantida;
  • menos chances de uma infecção na gengiva;
  • menos chances de prejudicar outros dentes, caso tenha.

Já se convenceu de que uma prótese dentária fixa é a melhor opção para você? Pois saiba que a Smile Fix, é fácil, prático e pouco invasivo, a opção perfeita para quem quer fugir da dentadura e ter um sorriso mais leve. Não perca tempo e garanta seu sorriso ideal! 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Leia Mais

Nosso produto é feito para você.  Todo o processo de descoberta de um novo sorriso vai ser acompanhado de perto pelo nosso time.

© 2022 SMILEFIX - Todos os direitos reservados

siga o smilefix

Cadastre-se agora!

E receba mais informações